NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

Dedicamos o espaço dessa edição para divulgar o enorme trabalho de divulgação do valoroso trabalhador espírita Ismael Gobbo.

Nascido em 26 de dezembro de 1947 na mesma cidade onde reside. É formado em Administração de Empresas e Direito, com especialização em Direito Empresarial, na juventude foi diretor do Departamento de Mocidades do Conselho Regional Espírita. Tempos depois, foi presidente da USE Regional Araçatuba por nove anos, onde atualmente exerce o cargo de diretor do Departamento de Orientação Doutrinária. Foi presidente da Aliança Espírita Varas da Videira e atualmente é diretor do Departamento de Orientação Doutrinária da mesma instituição.

Ismael Gobbo está radicado em Araçatuba, no interior de São Paulo, e é muito conhecido no Estado pela dedicação à causa espírita. Além da atuação local, nosso entrevistado participa ativamente do movimento de unificação, inclusive distribuindo pela internet as notícias da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Por retificação judicial, por conta da obtenção de cidadania italiana, modificou a assinatura de Ismael Gobi para Ismael Gobbo.

Ismael, Como surgiram as primeiras edições?

Luiz Carlos, esse trabalho de divulgar através de e-mail e pela internet estamos fazendo há quase duas décadas.

Inicialmente nós repassávamos notícias publicadas pela USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da região de Araçatuba onde a partir do ano de 1997 fomos presidente da Use Regional de Araçatuba.

Paulatinamente com tais publicações começamos a receber informações e notícias de outras regiões, de outros estados e aos poucos de alguns países. No ano de 2001, por iniciativa dos amigos Benedito e Fábio Cruz, iniciamos o site da Use Regional de Araçatuba (http://www.guiata.com.br/use/noticiasu.html) onde se começou a fazer postagens. Então a partir daí se faz o trabalho por e-mail e publicação em site como ocorre até hoje. Temos o blog http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ e também

postamos no facebook.

E hoje como está o alcance do trabalho?

No início trabalhávamos com mais ou menos 10 listagens de 100 destinatários cada. Era um trabalho demorado porque a Internet no inicio era lenta e utilizávamos o meio convencional. Tinha dia que demorava umas dez horas para se conseguir fazer o envio. Como fazíamos o e-mail com muitas fotos ocorriam bloqueios por parte dos provedores e as vezes saímos do ar.

Como fomos ampliando o universo dos leitores não mais foi possível fazer naquele sistema. Hoje temos mais de 7 mil destinatários pelo Brasil e dezenas de países. Só não aumentamos mais porque existem limitações técnicas. Infelizmente em internet a gente ainda não consegue fazer tudo o que quer.

Como é feita a recepção do material divulgado?

Basicamente publicamos o que nos chega via e-mail. Só raramente colhemos informações na Web, na maioria das vezes para checagens. Costumamos anotar de onde recebemos as informações visando ter segurança naquilo que informamos. Também recebemos artigos de amigos que buscamos repassar.

É feita uma triagem no que publica?

Sim, buscamos fazê-la dentro dos princípios espíritas já que o e-mail leva o titulo de Noticias do Movimento Espírita. Não se trata de censura, mas a tentativa de mantermos um mínimo de coerência. Não publicamos artigos que ofendam pessoas ou

outros segmentos religiosos e nem temas que gerem polêmicas desnecessárias. Recebemos as informações de fontes diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.

Sempre pedimos aos nossos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

Quem são os colaboradores?

São muitos e de muitos locais. Diversos deles além de enviarem as notícias também retransmitem o e-mail para as listagens que eles mesmos elaboram funcionando como uma central. Também na internet diversos sites e blogs ajudam na divulgação já que estão lincados ao nosso blog e ao facebook. Aproveito o ensejo para agradecê-los penhoradamente. São amigos  valorosos e dedicados nesse trabalho de divulgação espírita que reputamos modesto mas feito com muito empenho.

Como é feita a elaboração?

Editamos em Word, salvamos como página da Web e enviamos para o site onde a matéria fica postada.

Em seguida editamos o e-mail para os destinatários com o fornecimento do link para acesso e informamos no blog e no facebook.

Não tem sido possível fazer a colagem do Word no corpo do e-mail devido aos bloqueios por parte dos provedores que interpretam como spams as mensagens com muitas imagens. Para nós o trabalho seria o mesmo, todavia tecnicamente isso não é possível pelas limitações mencionadas e também pelo grande número de envios. O envio é feito por um serviço de e-mail marketing que

desenvolve o trabalho em poucas horas.

Quais as perspectivas futuras?

Não temos como precisar e nem almejamos grandes saltos. Somos tecnicamente limitados e doutrinariamente aprendizes.

Percebemos ajuda constante da espiritualidade através da intuição e tentamos segui-la com humildade e pés no chão.

Passamos por diversas dificuldades e só através dessa ajuda é que o trabalho se manteve. Dedico totalmente à espiritualidade e aos meus amigos colaboradores os possíveis dividendos úteis auferidos por esse alternativo meio de

divulgação espírita.

RECEBA O JORNAL GRÁTIS

Digite seu e-mail para receber as novas publicações do J.E.U. por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: