LAR DA CRIANÇA EMMANUEL

lar da crianca emmanuel 1História

O Lar da Criança Emmanuel é uma entidade de assistência social e educacional, sem fins lucrativos que foi fundada no dia 30 de março de 1960. Teve seu primeiro prédio inaugurado no dia 18 de outubro de 1964.

Até a década de 80, recebia crianças órfãs em regime de internato, chegando a ter turmas de 120 delas, recebendo todo o apoio, incluindo alimentação, assistência médica e odontológica, psicológica e pedagógica, além de muito carinho. Em 1980, passou a trabalhar em regime de creche; nesta época, a proposta da creche era voltada para a guarda, segurança e cuidados das crianças cujas mães trabalhavam. A partir de 2003, o Lar Emmanuel ampliou sua proposta educacional baseando-se nos referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil e na Proposta Curricular de São Bernardo, que integra o cuidar e o educar.

Iniciamos também o trabalho com grupos socioeducativos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Ações Complementares) no intuito de fortalecer as famílias da comunidade, fornecendo-lhes suporte psicossocial. Em 2008, ampliamos nosso atendimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; o serviço funciona em período oposto à jornada escolar “Jornada Complementar” (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e fornece atividades lúdicas, esportivas e culturais, sempre incentivando uma atitude positiva sobre seu cotidiano, frisando o protagonismo infanto-juvenil, o reconhecimento dos educandos enquanto sujeitos de direitos capazes de construir sua própria história, promovendo mudanças na comunidade.

Objetivos

Missão

Prestar assistência à criança e adolescentes, oferecendo alimentação, orientação pedagógica, psicossocial e saúde para facultar seu desenvolvimento integral e dar suporte extensivo à família dentro dos princípios da proteção social básica.

Visão

Ser referência na formação de cidadãos, respeitando suas diferenças e contribuindo assim para o desenvolvimento pessoal e social com dignidade e credibilidade que só um atendimento diferenciado pode alcançar.

Objetivos da instituição

A instituição tem por finalidade propiciar o desenvolvimento pleno e integral do ser humano, capacitando-os como sujeitos de direitos e deveres, valorizando o desenvolvimento das potencialidades e o crescimento interpessoal, visando a melhoria na qualidade de vida dos atendidos e promovendo a transformação social.

lar da crianca emmanuel - subtítulo- jornada complementarValores:

Educação;
Altruísmo;
Ética;
Responsabilidade;
Amor;

Público-alvo

Crianças e Adolescentes (1 ano e 6 meses até 14 anos e 11 meses) e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Jornada complementar

Atendemos a 43 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social da comunidade.

Graças à ajuda do Consulado Japonês no Brasil e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o programa Jornada Complementar (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) pode sair do papel. O Lar da Criança Emmanuel ganhou cinco salas de aula, inauguradas em dezembro de 2008, onde inúmeras atividades e cursos são realizados.

Os educandos frequentam o programa de segunda a sexta-feira, em período oposto ao escolar. Neste, participam de atividades lúdicas que incentivam a criatividade, socialização, cidadania, o aprendizado de seus direitos, deveres e o desenvolvimento de suas potencialidades, tendo em vista formar agentes multiplicadores em suas comunidades e fortalecer os vínculos familiares e comunitários destes. Participam de aulas de informática, artes, jogos e esportes, leitura, atividades culturais e de lazer. Recebem 2 refeições diárias e acompanhamento da freqüência escolar.

lar da crianca emmanuel - subtítulo- grupo socioeducativoGrupo socioeducativo

Atendemos a 150 famílias em situações de vulnerabilidade social e violação de direitos. Tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários destas, oferecendo apoio psicossocial através de reuniões informativas, atendimentos, orientações, encaminhamentos, oficinas e vivências diversas, a fim de promover a autonomia, empoderamento e superação das dificuldades vivenciadas.

Participam do Serviço (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Ações Complementares) famílias encaminhadas pela rede socioassistencial, beneficiárias do Programa Renda Cidadã e comunidade.

Ocorrem 4 reuniões mensais (2 sábados e 2 terças-feiras, conforme cronograma), nas quais são trabalhados temas como Segurança Alimentar e Nutricional, Mercado de Trabalho, Autoestima, Saúde da Mulher, Desenvolvimento Infantil e outros.

Creche

Atendimento de 188 crianças de 1 ano e meio a 3 anos, em período integral, de segunda a sexta-feira, com atividades pedagógicas dentro e fora de sala de aula que possibilitam o aprendizado através do lúdico e incentivam o processo de autonomia, respeitando as diferentes faixas etárias.

Transcrito do site: http://www.laremmanuel.org.br/

RECEBA O JORNAL GRÁTIS

Digite seu e-mail para receber as novas publicações do J.E.U. por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: