DIRETORIA E CONSELHO DOUTRINÁRIO REÚNEM-SE EM SÃO PAULO E DISCUTEM AÇÕES PARA A ABRARTE

Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, a Diretoria Executiva e alguns membros do Conselho Doutrinário da Abrarte reuniram-se em São Paulo para a primeira reunião presencial do ano de 2017. Participaram do encontro o presidente Edmundo Cezar, os secretários Evelissa Mendes e Humberto Costa, os tesoureiros Júlio Nunes e Edna Daniela, os conselheiros Gláucio Cardoso e Denize de Lucena, e ainda, como convidados, em determinados momentos da reunião, os associados Cláudio Marins (ex-presidente da Abrarte), Anderson Daltro (um dos coordenadores da Mostra Nacional de Dança Espirita), Liralcio Ricci (diretor de artes da USE) e Silvia Schoeber (Núcleo Abrarte Campinas).

O 14º Fórum Nacional de Arte Espírita, que acontece em junho próximo, em Goiânia, foi um dos assuntos tratados na reunião, com o compartilhamento de informações sobre a organização do evento, em especial, as questões do local onde ocorrerá o Fórum, as instituições parceiras  envolvidas, as ações já tomadas, a noite de abertura e das apresentações artísticas, entre outras questões logísticas. Também foi feita avaliação da 5ª Mostra Abrarte Nordeste, ocorrida em novembro de 2016, em João Pessoa, apresentados os encaminhamentos da 2ª Mostra Abrarte Norte, a ocorrer em novembro deste ano, em Belém, e feita ainda uma reflexão sobre as mostras regionais Sul e Sudeste, que estão tendo dificuldades de viabilização, definindo-se que a Abrarte deve estar presente, bienalmente, com algum evento – Fórum, Mostra regional ou outro de iniciativa local –, para aproximação dos artistas espíritas locais, sem engessamento de calendário, atendendo às necessidades de cada região. Tratando ainda da região Sul, foi discutida a parceria da Abrarte com a Federação Espírita do Rio Grande do Sul para a realização do 2º Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita, a ser realizado em 4 de março próximo, em Porto Alegre.

Sobre a 2ª Semana Nacional de Arte Espírita, a realizar-se entre os dia 30 de setembro e 8 de outubro próximo, foram repassadas informações da comissão organizadora e as ações e encaminhamentos já realizados, como a criação de um blog contendo o regulamento, as orientações, a programação e demais questões relativas ao evento. Também avaliou-se o projeto de web-rádio, que levou ao ar, no ano passado, 14 programas, e cuja nova temporada inicia no próximo mês de fevereiro.

Foi deliberada ainda, durante a reunião, a publicação em breve do edital de convocação da assembleia geral de associados – inclusive com regulamento da eleição, prevista para ocorrer em junho, durante o Fórum de Goiânia – e dos editais de escolha das cidades que sediarão o 16º Fórum Nacional de Arte Espírita, em 2019, e também o 3º Encontro Nacional de Arte Espírita/17º Fórum, a ocorrer em 2020. A diretoria entendeu necessária a antecipação da escolha da cidade-sede de 2020 para agora, em virtude das características e complexidades do evento.

Outra deliberação diz respeito ao retorno do grupo de estudos sobre arte e Espiritismo pela internet, previsto para ocorrer no próximo mês de março. Também foi definido como Programa de Estudos Arte e Espiritismo o nome do material a ser produzido pela Abrarte para suporte dos grupos de estudo sobre arte espírita. Ainda não está definido se este material será impresso ou disponibilizado virtualmente. A diretoria tem também a intenção de verificar parceiros para a publicação de segunda edição do livro Círculo de Estudos – Arte e Espiritismo­, lançado no Fórum de Natal (2015) e que já se encontra esgotado.

Notícias da Abrarte nº 574 – 20/01/2017

RECEBA O JORNAL GRÁTIS

Digite seu e-mail para receber as novas publicações do J.E.U. por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: